Com o avanço da mobilidade elétrica no Brasil, surgem novas e cada vez mais complexas necessidades. A principal delas é expandir de forma rápida a infraestrutura de carregamento para veículos elétricos, que demanda não apenas a instalação de carregadores, mas sim todo um sistema eficiente de gerenciamento de energia e cobrança, solução que a startup brasileira Spott oferece com tecnologia própria e bastante competitiva.
O objetivo da Spott é desenvolver tecnologias para atender às diversas necessidades de um ecossistema de mobilidade elétrica em uma solução integrada, o que ajudará a enfrentar as principais dificuldades para ampliar a rede de carregamento. Além disso, a solução da startup ataca outros pontos, como a diversidade de fornecedores de recarga, cada um com seu próprio aplicativo, o que piora a experiência do usuário final.
Na outra ponta, os operadores de pontos de recarga enfrentam dificuldades como a necessidade de altos investimentos em infraestrutura, limitação da rede elétrica, gerenciamento de carregadores atrelados a sistemas proprietários do fabricante, dificuldade de expansão, entre outros.
Thiago Moreno - CSMO, Renato Vicentini - CTO, Rodrigo Tobias - Head de Inovação, Rica Legname - CEO da Spott
A startup paulista teve início quando Rica Legname, CEO da Spott, identificou essas dificuldades.
“Vimos custos muito altos e um tempo muito longo na implantação de pontos de recarga, além de um retorno do investimento quase nulo, ou muito demorado, com uma desorganização na forma de gerenciamento dos pontos. Já os motoristas encontram dificuldades de disponibilidade, falta de informações transparentes e também uma experiência um tanto complicada”, explica Legname.
Acompanhando o universo dos veículos elétricos há bastante tempo, por mais de quatro anos, Legname participou do desenvolvimento de carros elétricos da Fórmula E junto à FIA, com passagens pela NIO Global e Jaguar Land Rover.
Para levar a ideia adiante, Rica se juntou a outros três empreendedores: Thiago Moreno, atual CSMO, é administrador e co-fundador da maior edtech da América Latina, hoje UOL Educação; Rodrigo Tobias, Head de Inovação, foi Head de UX no P&D na Samsung; e Renato Vicentini, CTO, arquiteto de sistema e especialista em IoT, Cloud Data e eletrônica.
“Criamos e desenvolvemos tecnologia que possibilita a melhor forma de operação dos equipamentos já existentes no mercado. Nosso objetivo é ajudar esse segmento a crescer e fazer parte dessa verdadeira revolução”, resume Thiago Moreno.
A Spott apresenta como solução principal o chamado CMS - Charge Management System, um sistema que gera diversos tipos de relatórios, dados em tempo real de uso dos carregadores, recebimento da receita das recargas direto na conta e otimização da operação como um todo, tudo isso na nuvem.
Isso ajudará as empresas a monetizar sua rede de carregamento de veículos elétricos, dando suporte a modelos de negócios inovadores e melhorando a experiência do cliente - aqui, a vantagem é que a plataforma é 100% aberta, dando mais flexibilidade ao seu uso.
O SmartSpott é uma tecnologia exclusiva desenvolvida pela startup, disponível dentro da plataforma CMS, que permite aumentar o número de pontos de recarga ou a capacidade de carregamento sem a necessidade de altos custos de investimento.
Otimizando a estrutura existente, a solução torna possível aumentar em até 3 vezes os pontos de recarga e ainda garante mais segurança, pois impede que o consumo total de energia exceda o limite da rede, respondendo rapidamente a picos de carga.
A Spott atraiu a atenção do piloto brasileiro Nelson Piquet Jr. O campeão mundial da
Fórmula E na temporada 2014/15 conheceu o projeto quando ainda estava em fase de estruturação e tornou-se investidor-anjo e consultor, no primeiro trimestre de 2022.
Na ponta final do ecossistema de recarga de veículos elétricos, está o AppSpott, aplicativo gratuito desenvolvido para os motoristas, que permite localizar e conferir a disponibilidade dos carregadores conectados à rede Spott, monitorar o carregamento em tempo real, consultar histórico de transações realizadas, valores, consumo de KW/h e diversas outras informações. O app é universal, funciona com diversas redes de eletropostos.
Acelerar o uso dos veículos elétricos, a eficiência energética e a expansão da infraestrutura de recarga na América Latina. É esse o objetivo da Spott, disponível no mercado desde novembro de 2022, desenvolvendo tecnologias próprias para redes de recarga de veículos elétricos que atendem operadores de redes de recarga, empresas, condomínios residenciais e comerciais, prestadores de serviço para eletromobilidade e motoristas.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
EUA: boom secreto de produção de baterias para carros elétricos
Volkswagen acelera nos elétricos em parceria estratégica com a Rivian
Detroit está transformando seus postes em carregadores para elétricos
Metade de todos os carros elétricos do mundo são feitos na China
BorgWarner apresenta sistemas de carregamento pela 1ª vez no Brasil
Brasil lança plano nacional para impulsionar ônibus elétricos
Ford pede aos clientes de elétricos que parem de usar carregadores da Tesla